pequenos
formatos
esculturas - relevos - pinturas
"Numa época em que, quase sempre, um dos valores da obra de arte está vinculado a sua grande proporção, tenho dedicado uma parte significativa da minha atividade, diria até especial, às realizações em pequenos formatos.
Quando trabalho em menor escala me vem sempre à cabeça, quase como um gracejo, a máxima: "Grandes perfumes nos pequenos frascos!”
Mas, a verdade é que, ao se trabalhar com a arte numa dimensão física menor inevitavelmente suprimimos excessos, condensamos inspirações, emoções, devaneios e atingimos, mais diretamente, resultados essenciais.
No decorrer de um ano de trabalho várias etapas importantes são iniciadas, desenvolvidas e concluídas por meio do exercício da menor escala. Etapas que serão a base e o suporte de vôos de maior alcance e autonomia.
Portanto, ao finalizar mais um ano, e me preparando para outro que se iniciará, faço um balanço e uma seleção reflexiva das minhas pesquisas, propostas e “insights” mais relevantes que surgiram destas “pequenas obras” e as apresento como uma exposição.
São pinturas, relevos e esculturas, para mim de grande importância, e que poderão agora serem vistas como a nova exibição intitulada “Pequenos Formatos” na Paulo Laender Web Gallery.
Espero que desfrutem"
Paulo Laender
Dezembro de 2019